Os vídeos atualmente representam uma grande parcela do conteúdo publicado na internet, e quem é ativo nas redes sociais sabe todo o potencial que eles têm de capturar nossa atenção e nos manter bastante tempo olhando para a tela do celular.
Os vídeos atualmente representam uma grande parcela do conteúdo publicado na internet, e quem é ativo nas redes sociais sabe todo o potencial que eles têm de capturar nossa atenção e nos manter bastante tempo olhando para a tela do celular.
Com os celulares cada vez mais modernos e com câmeras excelentes, os vídeos tornaram a mídia super democrática, sendo acessível para a maioria dos criadores casuais e também profissionais.
No entanto, com a grande quantidade de conteúdo disponível, se tornar notável acaba ficando um pouco mais difícil, e detalhes muitas vezes negligenciados acabam fazendo uma grande diferença na hora de se tornar relevante.
Qualidade do conteúdo
Além de um bom assunto, para se destacar no mundo do audiovisual é necessário oferecer algo a mais ao espectador, e é nessa hora que investir na qualidade dos vídeos se torna um ponto valiosíssimo.
A boa notícia é que temos tecnologias tão avançadas em dispositivos tão acessíveis que produzir um vídeo com qualidade profissional não é assim tão complicado. Para provar isso, a Saramonic separou 4 dicas básicas para gravar seus vídeos com toda cara de produção profissional:
1. Faça um planejamento
Mesmo que a ideia central do seu canal de vídeos seja o conteúdo criado de forma espontânea, sempre é possível planejar o básico, como qual câmera utilizar, quais acessórios sempre levar na bolsa, e etc.
Mas para outros tipos de vídeo seguem os principais pontos de planejamento:
Objetivo: Defina o objetivo do seu vídeo, saber qual público você pretende atingir, se é um vídeo comercial, educacional, de humor, tudo isso vai ajudar na hora de criar o storyboard e o roteiro.
Storyboard: A criação do storyboard é um ótimo início, colocar suas ideias no papel de forma organizada poupa tempo, e garante que no final da gravação você terá tudo que precisa para a edição.
Roteiro: Mesmo que você faça pequenas alterações na hora da gravação, é sempre útil colocar no papel tudo que precisa ser dito e o que não pode faltar.
2. Escolha bons equipamentos
Na maioria das vezes a própria câmera do seu celular será o suficiente para uma imagem de qualidade para a internet, porém, atente-se ao tipo de gravação que deseja fazer e procure investir em equipamentos que as favoreçam, como uma câmera de ação para gravações de prática de esportes e aventuras.
3. Atente-se ao áudio
O som é responsável por dar ritmo a sua história e ele jamais deve ser negligenciado. Assistir um vídeo com uma imagem em Full HD e um som cheio de ruídos ou com pouca clareza, com certeza faz os espectadores perderem o interesse.
Nesse ponto destacamos a importância dos microfones externos, e a utilização correta das polaridades direcional e omnidirecional. Um microfone omnidirecional, por exemplo, garante que todos os sons ao redor sejam capturados com precisão, mas a sua alta sensibilidade pode criar ruídos indesejados se o ambiente não for favorável à sua utilização.
4. Edição
Não dá para fugir dela, a edição é o que organiza tudo o que você gravou em ordem, corrige os erros e acentua os acertos, por isso não se deve economizar tempo nela. A boa notícia é que se você seguiu a dica número 1 deste artigo, sua gravação estará bem limpa e simples de editar, facilitando todo o processo.
Saramonic
E aí? Pronto para gravar vídeos com qualidade profissional? Espere um pouco! Você ainda precisa de um bom conjunto de microfones e acessórios para gravar seus vídeos com mais qualidade, clique aqui e confira as opções da loja de microfones Saramonic! AH!!! E temos mais uma excelente notícia comprando qualquer microfone saramonic você ganhao curso online JOBS da Escola OZI - para fazer o seu projeto decolar.